-
Arquitetos: MOCO
- Área: 412 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Supee Juntranggur
-
Fabricantes: APK Brick, Door and Window
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Artesão é uma ampliação em uma casa de um pavimento, que se destina a ser uma galeria privada para a coleção de arte do proprietário, além de um espaço adicional para atividades familiares. O terreno dessa casa faz parte de um condomínio fechado que é composto por grandes casas lado a lado. A casa existente é uma das duas residências do mesmo terreno, onde os proprietários moravam juntos com seus pais.
O proprietário não tem a intenção de fazer um anexo semelhante à casa já existente, mas sim algo evidentemente diferente, mantendo sua privacidade em relação ao entorno. Com sua obsessão pela arte, o proprietário contratou o arquiteto para criar algo que refletisse o interesse.
Portanto, devido ao espaço limitado e às exigências, o projeto estabeleceu uma casa de três andares com duas enormes fachadas orientadas em duas direções. A fachada sudeste está orientada para a casa dos pais, e para manter a privacidade ela foi construída como um elemento sólido. Por outro lado, a fachada noroeste fica aberta o máximo possível para um pátio existente no meio da casa.
O tijolo é um material local usado como um elemento fundamental em uma construção de alvenaria, mas cada bloco é diferente devido ao processo de produção, por isso ele é perfeito para o papel de decorar a parede como as cores em uma tela. Com diferentes padrões de tijolos, várias aberturas circulares e acabamentos em latão, a parede se torna a grande tela preenchida com arte. Esta parede mudará constantemente à medida que o material envelhecer com o tempo.
O primeiro andar de um anexo serve como galeria, exibindo coleções de arte do proprietário e conectada a uma sala de estar existente por uma ponte interna. Decorar a parede e o teto com ripas de madeira cria um pano de fundo para as obras de arte, ao mesmo tempo em que dá uma sensação de aconchego ao espaço. O segundo andar recebe dois quartos de criança, cada um com um banheiro privativo, que se conectam à cobertura da casa existente, que mais tarde será usada como um playground. O terceiro andar contempla a área de academia, com uma grande abertura na fachada, o que mantém o espaço arejado e confortável.